sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Satélite de 6,5 toneladas vai cair na Terra – e a NASA não sabe quando e nem onde

Parece resumo do próximo filme de tragédia de Michael Bay: “satélite de 6,5 toneladas enfrenta uma queda incontrolável. A NASA não sabe exatamente quando ele vai cair e nem onde ele vai cair. Só existe uma certeza: a de que ele vai cair“.
Mas infelizmente não é roteiro meia-boca não. O satélite UARS, que orbita o nosso planeta desde 1991, está velho e ele vai acabar atravessando a nossa atmosfera para encontrar o nosso chão. Ele operou durante quase 15 anos e um de seus programas foi criado para fazê-lo gradualmente diminuir o seu caminho ao redor da Terra, como se estivesse voltando para cá em espiral na sua aposentadoria.
Ele está nesse processo de retorno há 6 anos já e agora finalmente está na fase de voltar à atmosfera. Se a NASA soubesse exatamente quando e onde ele iria “aterrissar”, seria ótimo – era só preparar tudo com calma para pegar o trambolho com segurança. Só que ela não sabe.
O problema é que a agência tem detalhes sobre como o satélite está orientado no espaço atualmente e nem a qual velocidade ele diminui a sua distância, já que depende muito da resistência da radiação solar. Mas não se desesperem, provavelmente não acontecerá nenhum momento Armageddon – a NASA calcula que vai ter estas informações uns quatro ou cinco dias antes dele chegar e será possível fazer uma estimativa de um raio de aproximadamente 800km. E aí, conforme o tempo for passando, o raio vai diminuindo.
E, além disso, o satélite vai se despedaçando no caminho, então, quando chegar em terra firme, ele provavelmente pesará “só” uns 530 quilos.
Agora, se você quiser se desesperar só um pouquinho para manter a magia, leve em conta o conselho da NASA: “se você encontrar alguma coisa que possa fazer você pensar que se trata de um pedaço do UARS, não toque no objeto. Entre em contato com a polícia local para obter ajuda“. Fica a dica.
Tags: | |

Nenhum comentário:

Postar um comentário